terça-feira, janeiro 04, 2005

"Nota ao acaso"

"O poeta superior diz o que efectivamente sente. O poeta médio diz o que decide sentir. O poeta inferior diz o que julga que deve sentir.
Nada disto tem que ver com a sinceridade. Em primeiro lugar, ninguém sabe o que verdadeiramente sente: é possível sentirmos alívio com a morte de alguém querido, e julgar que estamos sentindo pena, porque é isso que se deve sentir nessas ocasiões. A maioria da gente sente convencionalmente, embora com a maior sinceridade humana; o que não sente é com qualquer espécie ou grau de sinceridade intelectual, e essa é que importa no poeta. Tanto assim é que não creio que haja, em toda a já longa história de Poesia, mais que uns quatro ou cinco poetas, que dissessem o que verdadeiramente, e não só efectivamente, sentiam.

(...)

Quando um poeta inferior sente, sente sempre por caderno de encargos. Pode ser sincero na emoção: que importa, se o não é na poesia? Há poetas que atiram com o que sentem para o verso; nunca verificaram que o não sentiram. Chora Camões a perda da alma sua gentil; e afinal quem chora é Petrarca. Se Camões tivesse tido a emoção sinceramente sua, teria encontrado uma forma nova, palavras novas - tudo menos o soneto e o verso de dez sílabas. Mas não: usou o soneto em decassilábicos como usaria luto na vida.
O meu mestre Caeiro foi o único poeta inteiramente sincero do mundo."

Álvaro de Campos (1935?)

3 comentários:

Anónimo disse...

Texto muito bem escrito e bastante realista...mt mesmo...mas enfim..Pessoa é Pessoa..ah..Alvaro de Campos perdõa heheheh :P **

David disse...

Sem palavras
Tu sabes bem escolher os textos para o teu blog
E já agora uma "Nota ao acaso" (lol), acabei d postar uma musica nova, o k tb pode ser considerado uma forma de poesia (embora sem seguir normas rigidas em relaçao ás rimas, pk acho k os poetas ao se exprimirem sob imposição de regras nao conseguem exprimir os seus sentimentos livremente e da maneira k os sentem, para o expirimirem bem tem de dar largas á imaginaçao e nao seguirem rimas rigidas)

bxux e vai ao meu blog comentar a minha musica

David disse...

kuanto ao teu comentário:

1ºo refrao esta tb no fim por uma kestao d estetica (pode ser sempre mudado d sitio)

2ºInfelizmente pk eu tenho ido buscado a minha inspiraçao a uma rapariga na kual eu tava interessado e de repente mudou totalmente o comportamento para cmg e isso deixou-m mt triste. e eu nao gosto d m sentir triste :(

3ºeu nao consigo arkivar as emoçoes passando-as para um poema/musica. continuo a pensar nelas msm depois d ter acabado a musica, simplesmente sinto-m inspirado kd tou triste e isso dá-m para escrever musicas o k depois , indirectamente, vai-m alegrar pk eu gosto d ver uma musica acabada, embora sempre k a leia eu reiviva as minhas emoçoes

4º lol, nao, tou a brincar, nao´ha 4º. desculpa s m alonguei nos comentários mas + uma vez eu tenho andaod inspirado para escrever (voces raparigas só m fazem sofrer)

bxux e brigado pelos comentários