quarta-feira, julho 26, 2006

Soneto a Antero de Quental

Antero de Quental, o sonetista,
Obrigou-se às regras do soneto,
Compondo sempre e mais um quarteto
Tal filósofo e idealista

Que avança em busca da Razão,
Sobrepondo-se às dificuldades,
Confiando nas suas faculdades,
Intentando chegar à perfeição

Conseguindo por essa forma clássica,
Aliando inspiração fantástica
A um talento que lhe foi inato,

Disciplinar a personalidade
Que ficará na perpetuidade
Memorizada em cada soneto


Construído a 24.10.05, a 03.11.05 e a 08.11.05.


[Tentativa... Sugestão da professora de Português A que o corrigiu.

Muitas falhas na estrutura do soneto.
E a meu ver, pouco conteúdo.
Mas afinal de contas, foi o meu primeiro.]

7 comentários:

Francisco Mendes disse...

E que belo proémio no âmbito dos sonetos. Parabéns.

Unknown disse...

Um bocadinho preso às malhas da estrutura, mas não tá mau... Também, o tema não seria muito inspirador, digo eu. Terás futuro como poetisa clássica? ;)

Catarina Mendo disse...

olá compreendo o teu ponto de vista em relaçao ao poema...sabes bem porquê...como já te devo ter dito uma vez também não gosto de Antero de Quental e se não se gostar de alguma coisa quando se faz um trabalho acerca da respectiva coisa, por mais que se queira nunca será bom, porque antes de ser bom para os outros tem que nos agradar a nós próprios, minimamente, e ai sim poderemos mostrar aos outros para que se exprimam em relação ao que fizemos...
obrigada pelos comentários no meu blog...e quanto aquele comentario acerca do preenchimento rapido do blog, sinceramente acho que ainda está muito incompleto...e aceito perfeitamente a tua opiniao em relaçao aos meus poemas...mas para te ser sincera achei que era melhor assim(a estrutura, embora não facilite a leitura)porque na minha opiniao assim o poema reflecte mais naturalmente todas as sensaçoes imediatas que foram surgindo ao longo da sua construção...não sei se me entendes?acho que sim ate es uma rapariga compreensiva por isso... ;-D
aguardo mais "postagens" que nao tenham qualquer comentário para ser a primeira a deixar o meu...lol...porque assim é melhor se não tiver lido qualquer comentario acerca do que publicaste...ok? por isso quando estiveres a pensar em publicar algo original diz para ser a primeira a comentar (pelo menos aqui na net)...
e agora para finalizar quero-te pedir desculpa pelos erros ortográficos e de sintaxe que este texto possa ter (ou até mesmo gralhas)...
fica bem...besso mui dulcito***hasta siempre...

Anónimo disse...

A forma clássica não agrada a todos e é difícil... relativamente. A mim nunca me interessou pois está presa no espartilho da forma... e eu não escrevo assim mas... gostei muito do teu primeiro soneto!
Beijos

Ilídio Marques disse...

é mais um genio que ninguem da o devido valor!

João disse...

Olha que eu gostei :)

Respeitar a métrica e estrutura do fulano não deve ser nada fácil..

keep going!

*@rclight* disse...

bonito
gostei d ler estes teus versos!
s continuas assim a escrever,daki a amanha escreves um livro d poemas!

bjos!!